sábado, 30 de março de 2013

Tudo passa ao lado....

  Pessoas no vai e vem, atropelando-se umas ás outras, sem se olharem, sempre numa azafama, como se o mundo fosse acabar naquele momento, numa fila de supermercado atulhado de gente.
Bom ...só para vos contar um pequenino momento que se passou á minha frente (alguns não acharão nada de mais, outros acharão Mais de nada)
Continuando....estava eu numa fila de supermercado a pagar as minhas compras, bem mesmo à minha frente uma Mãe  com duas pequenas filhas, uma dentro do carrinho pequenina, outra no chão maiorzinha, o carrinho cheio de compras, a Mãe atarefada pondo as compras no tapete. De repente, a bebé começa a ficar pálida e a vomitar, em jorro, vomitando a Mãe as compras e tudo à sua volta, era como uma torneira aberta em alta pressão,aquela Mãe aflita nem sabia o que fazer, ajudei-a a tirar a menina do carrinho e segurei-a para que ela conseguisse libertar melhor o vomito.Entretanto  aflita  a Mãe corre a buscar toalhitas á prateleira, para limpar a menina, abandonando a carteira e todos os seus pertences(nestas situações só se pensa no bem estar das crias, tudo o resto deixa de existir)......Segure-me nela um pouquinho por favor(pondo-me a menina no colo) aliviei-lhe o rostinho assustado, e a aflição de ter vomitado, pela boca e pelo nariz.
A Mãe chega ofegante, e não vê a segunda filha, começa a gritar pelo nome da menina,( que entretanto alheia a tudo, brincava num daqueles brinquedos de meter moeda),dando com os olhos na filha, ficou aliviada (meu Deus pensei que ma tinham levado. Desabafo).
Esta Mãe mostrando uma calma aparente,  eu no entanto ,consegui sentir toda a sua preocupação e desespero.
Mães são assim...fortes,destemidas.leoas.
 Mas o que mais me chateou no meio desta situação, foi a saturação das pessoas pelo tempo demorado na fila, caras enfastiadas, testas enrugadas,a bufarem... como se esta Mãe estivesse ali a "roubar"o tempo delas.
Indignada, voltei-me para trás: Haja um pouco sensibilidade , se não querem esperar mudem de fila,mundo de gente insensível!!! Fiquei-me por aqui.
A Mãe agradeceu-me a menina ficou melhor e foi embora dizendo-me adeus até me perder de vista.
Posto isto, dei comigo a pensar.....será que esta Mãe ainda chega a casa e tem á espera um marido resmungão, autoritário,questionando-a pela demora.
Pensei será que esta Mãe é valorizada pelo companheiro?
Homens, valorizem as vossas companheiras, muitos nem imaginam o que elas passam no dia a dia,(isto foi só uma pequenininha parcela) olhem as vossas companheiras nos olhos, e digam-lhes o quanto elas são importantes para vós e  para a família,digam-lhes que as respeitam, que as valorizam, que as amam, abracem-nas, nem imaginam a força que tem um abraço vosso, no dia de uma Mãe.(Gesto simples e barato,mas que tem uma força incrível).

Desculpem amigos, eu ando por aí, observando, não posso ter tudo guardado em mim, necessito partilhar!
Abraços.

R.M.Cruz


1 comentário:

  1. Olá Dona Rosa. Só mesmo uma mulher como você para falar assim. fez-me lembrar um episódio entre muitos que a minha mãe passou connosco nos autocarros, quando ia connosco ao médico. Eu fartava-me de vomitar e ela tinha a tranquilidade de me acalmar perante aquela situação. Havia sempre gente a resmungar por causa do desconforto... e um dia a minha mãe abraçou-me e disse: Filha... não te preocupes. A mãe está aqui para te ajudar. eu tinha vergonha de vomitar (e vomitava para um saquinho com uma toalha que nem cheirava mal)e chorava em silêncio porque sentia que a minha mãe não merecia passar por aquele desconforto. até que alguém disse "se fosse de táxi para o médico a menina não vomitava" a minha mãe olhou para trás e disse: minha senhora... vá de táxi para a peixaria porque o seu bacalhau cheira pior do que o vomitado da minha filha- Todas as pessoas riram-se e disponibilizaram-se para ajudar à minha mãe, pois éramos 4 filhos pequenitos sentado em 2 bancos. a partir desse dia sempre que nós íamos ao médico o motorista reservava os 2 bancos da frente para nós nos sentar-mos. bjhs! Sónia

    ResponderEliminar