sexta-feira, 8 de março de 2013

Professor/a e amigo/a !

Há momentos que não devemos deixar passar em vão...e este que vos vou contar é um deles.
Eu queria muito assistir ao monologo "Deixemos o Sexo em Paz" em cena no Teatro circo em Braga.(que por acaso aconselho-vos a ver e a levar os vossos filhos adolescentes)
Bem mas não é da peça que vos quero falar, mas sim de todo o momento que me envolveu.
Uma grande amiga minha (professora) sabendo do meu desejo convidou-me a assistir.
Bem é aqui que começa a minha obeservação.
Ontem constatei que os Professores são pais de muitos filhos, o carinho o cuidado com que falam para cada um, olhando-o nos olhos, explicando, indo buscar paciência não sei onde.....
Foi uma viagem de autocarro, em que as professoras, estavam constantemente a ser bombardeadas com perguntas insignificantes, mas....nunca perdendo a calma, sempre respondiam a cada um sem qualquer discriminação, tratando todos por igual: Professora: que horas são? Professora onde estamos? Professora onde me sento? Professora está a chover? Professora, Professora, Professora.....
As Professoras com 20 alunos cada, lá respondiam pacientemente a todos os jovens.....e o cuidado que elas tinham,  autenticas Mães, sem olhar se os filhos são delas ou das outras.
Cuidado, abriga-te aqui, olha as sapatilhas estão a ficar molhadas, vem cá chega-te mais para mim, não vás por aí, deixa-me apertar-te esse Kispo, coisas assim...coisas de Mães.
Um abraço, um toque, uma palavra amiga.
Os alunos nutriam um respeito pelos professores,muitos deles,olhavam para as professoras com ternura, como se elas fossem as suas melhores amigas, e são mesmo! e sabem porquê? porque os professores os valorizavam, porque os professores ouviam-nos, porque as professoras  os respeitavam, como jovens como alunos e como seres humanos.
Sem falar na  interajuda que existia entre todas as Professoras, para que tudo corre-se da melhor forma possível... é de louvar!
Pois é amigos... ser professor é duro, é um autentico sacerdócio, valorizemos esta profissão, que cada dia está mais desrespeitada, pelo governo, pela sociedade, e até pelos próprios pais.
Não nos descartemos do nosso papel de pais, dando esse encargo aos professores, pois eles para além das disciplinas escolares, também teem a árdua tarefa da disciplina  de educação,  formação de cidadania, de amor, de respeito, de solidariedade.
Deixo aqui o meu agradecimento, e um bem haja, a todas as Professoras da Escola EB2,3 de Gualtar, e a todos os professores em geral.
Respeitemos o que é nosso, respeitemos os professores,pois antes de sermos o que somos, aos professores o devemos!
Ser professor é uma profissão de risco!

R.M.Cruz

1 comentário:

  1. Olá...
    Tens razão...professores são seres especiais.
    Uns deixam-nos marcas positivas outros não.
    Fui criança,fui aluna,fui estudante. Cresci e... fui mãe de alguém que também foi criança,aluno e estudante e nisto tudo fui observada e observei,aprendi e ensinei,mas o que eu quero dizer é que há Professores e professores...
    Uns ensinam-nos que a dar as mãos seremos mais fortes,outros mostram-nos que não fazemos parte da equipa e deixam-nos sós.
    Marcando-nos e vinculando cada etapa do nosso desenvolvimento...ao longo do ano
    As vezes são os verdadeiros heróis da nossa vitoria outras acabam com a esperança ainda antes do fim da escola.
    por isso a todos os Professores eu digo um bem haja...
    Aos outros professores apenas digo que deviam voltar a aprender a andar na escola,iriam com certeza aprender que é ensinando a compreender que se consegue o ano vencer.

    ResponderEliminar