quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Podemos fazer a diferença!

No caminho da escola, acompanhando a Érica (minha neta) 
Deparei-me com uma senhora e uma menina, do outro lado da rua, completamente carregada, com sacos e sacolas embrulhos..... numa das mãos levava, montes de balões presos a pequenas fitas, eram balões alusivos ao dia halloween. Aproximei-me da senhora pronta para a ajudar visto que seguíamos o mesmo trajecto da escola, e na saudação das duas meninas apercebi-me que frequentavam a mesma escola.
A senhora aceitou de imediato a minha ajuda, tentei alivia-la um pouco da sua grande bagagem, ela agradeceu e contou-me (sem que eu lhe perguntasse) que levava aquelas coisas todas para a escola, para alegrar as crianças, senti-me um pouco envergonhada, pois perante tamanha dádiva eu ia de mãos vazias.
-Sabe eu fiz isto com muito amor, é que hoje as crianças não têm nenhum mimo, no sentido carinhoso e afetivo, anda tudo preocupado com a crise nem se lembram do mais importante... eu gosto de ajudar, vai ser muito bom para elas, sentirem e viverem este dia tão engraçado... eu gosto tanto do halloween, quem me dera ser outra vez criança, eu não sou daqui sabe? de onde eu vim,  vivia-se esta festa todos os anos com tanta alegria, e ainda bem que agora também a fazem aqui em Portugal, assim (mato) as saudades....(desabafos).
Chegada á escola a senhora começa a espalhar a alegria logo ali na entrada do portão, oferecendo um chapéu de bruxa á directora, depois na sala de aula, oferece outro chapéu á Professora, (a qual ficou estupefacta) e pouco a pouco foi tirando as coisas dos sacos, (espanto das crianças) uma abóbora,  um bolo, chapéus para todos, fita a fita ofereceu um balão a cada criança,( um pequeno pormenor,) velinhas e fósforos, tudo aquela senhora levava, para o grande dia de halloween.
As crianças estavam numa algazarra, a professora nem sabia o que dizer, dirigiu-se a nós agradecendo-nos, eu ergui os braços.
-Na realidade sinto-me envergonhada, pois tudo isto foi esta senhora que trouxe, e não eu, louvo-a por tal atitude.
-(Professora) Mas não era para trazerem nada.....as crianças estavam tristes, e agora estão todas tão felizes, vamos festejar o halloween com muita alegria!!!
Eu saí de mansinho,(envergonhada, confesso) a pensar.....como nós podemos fazer coisas grandiosas, dentro do nosso pequeno estatuto de ser humano, podemos na realidade, singularmente não mudar o mundo, mas podemos fazer a diferença no mundo de alguém... hoje aquela senhora mudou o mundo daquela sala de aula ,(incluindo o da minha neta) dando uma lufada de ar fresco ( os professores necessitam, de se sentirem apoiados).
Todos os dias são dias de aprendizagem!
Um bem haja a todos os que se interessam pela felicidade de alguém, e contribuem para que isso aconteça!!!
  
R.M.Cruz

Sem comentários:

Enviar um comentário