sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Se um dia não houver poesia?


Se um dia não houver poesia
O mundo escurecerá
E eu morrerei
Porque não corre mais pelas minhas mãos
As palavras que brotam do meu coração
E que caem emotivas em cima do meu papel
Depois elas (as palavras) ajeitam-se de forma a que a minha alma sinta, o que acabo de escrever
Se um dia não houver poesia
Será um dia de morte
Eu morrerei por dentro e por fora
Os meus olhos ficarão opacos, sem luz nem brilho
O meu coração será uma pedra
E a minha alma, será apenas um fantasma sem moradia
As minhas mãos para nada mais servirão, serão inúteis, preferirei arranca-las
Dá-las de alimento ás feras
Se um dia não houver poesia
Eu gritarei mil vezes que estou louca, andarei a vaguear pelo meu ser
Enclausurada nas paredes do manicómio da minha vida
Não serei mais a mesma, nem terei nome de gente, nem de flor
Serei uma louca desvairada, correndo as voltas de mim mesma
Se um dia não houver poesia
Eu estarei nua...e o mundo também
Não haverá emoções, nem corações para sentir
Não haverá Natureza, pois não há quem escreva a sua beleza
De que vale escrever se não houver ninguém para ler
Os campos não serão verdes, nem as flores coloridas
As árvores serão monstros erguidos
Os pássaros desertarão
Extinguindo-se a si mesmos
As águas serão lamacentas, turvas, movediças, os mares não serão mais do que eternas lixeiras
Os rios serão rios de lama, onde os peixes se enterraram
Benditos os poetas que despertam os sentidos
A quem os lê
Benditos os poetas, que são o olhar de quem não vê
O coração de quem não sabe sentir, os ouvidos de quem não sabe ouvir
A alma de quem está fria e regelada, o caminho... o mendigo na beira da estrada
Bendito o poeta que escreve, o que sente, que faz cair uma lágrima
Seja lágrima de dor, de alegria, de raiva, de ciume
Seja lágrima de amor
Bendito o poeta que desperta os sentidos de quem o lê
Que acorda as emoções adormecidas, ou guardadas, trancadas, escondidas
Ai se um dia eu não escrever mais poesia
Podem-me enterrar
Pois eu estarei morta e fria!
Morreria se não pudesse escrever!
Obrigada a quem me lê!
R.M.Cruz




2 comentários:

  1. Como a compreendo minha amiga, a vida sem poesia não merece ser vivida.
    Adorei e eu é que agradeço este belo momento de escrita.

    beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Com certeza! Eu também...acho que se deixasse de haver poesias e histórias era o fim do mundo e da existência humana! Bjs

    ResponderEliminar