domingo, 5 de fevereiro de 2012

Dia inesquecivel.....


Não poderei esquecer nunca este dia
O dia do meu aniversário
Faz hoje três anos, em que eu entro sorridente no quarto de minha Mãe
-Bom dia Mãe (disse eu a sorrir)
-Bom dia filha (disse-me ela também a sorrir) mas tinha no olhar uma serenidade que me assustou.
Perguntei: -Está tudo bem?
Ela respondeu-me.
-Filha minha, hoje o dia da minha partida.
Eu achei que ela estava a brincar, era o dia do meu aniversário (e como pode alguém saber o dia da sua partida?)
-Está a brincar comigo Mãe? hoje ?
Olhei para os olhos dela serenos, (diziam que me amavam) sentei-a no pequeno sofá do quarto, deu-me as mãos, encostou a sua cabeça no meu peito, olhou para mim mais uma vez cheia de amor por mim, e adormeceu para sempre!
Incrédula com tamanha revelação, apoderou-se de mim um misto de emoções, de perguntas, de sentimentos, eu não sabia bem o que me estava a acontecer.
Gritei pelo meu filho.
-Miguel, Miguel
-Pronto Mãe (disse-me ele) a Vó já partiu...
Refugiei-me no meu quarto, e não quis saber de mais nada, o meu filho tratou de tudo o que deveria ser tratado.
E eu chorei...chorei...até me cansar...abandonei-me ás minhas forças e desfaleci.
Os amigos, a família, não sabiam o que fazer (se dar-me os parabéns ou lamentar o meu pesar)
Passadas horas, limpei as lágrimas, vim para junto da família, e enfrentei o que tinha que enfrentar....os amigos esses, nunca me abandonaram!
Os filhos perderam a outra Mãe, e eu teria de agora em diante ser as duas Mães.
Cada ano ás nove horas em ponto, vivo toda a cena, como se fosse sempre pela primeira vez.
Os amigos e a família têm sempre tanto cuidado, pois sabem que tudo está a ser sentido de novo.
E eu? Eu vivo nesta aceitação, de que a vida é mesmo assim...
Ás vezes perguntam-me: como podes viver a morte da tua Mãe com tanta serenidade?
Eu respondo: Porque todos temos que partir, e no dia 5 de Fevereiro de 1963 a minha Mãe pegou-me nos braços e disse eis a filha que eu tanto desejava (sou filha única no meio de 5 irmãos).
No dia 5 de Fevereiro de 2009 minha Mãe deitava a cabeça no meu peito...serena...sem dor, nem magoa...olhou para mim cheia de amor, e partiu...partiu no mesmo dia em que me deu á luz!
Sinto-me prestigiada, cuidei dela até á sua partida.
Tenho a certeza, que ela está sempre do meu lado.
Pode-vos parecer estranho, mas eu não vou ao cemitério,não gosto,não quero.
Quero tê-la sempre na minha lembrança, no meu coração, na minha vida, assim serena adormecendo nos meus braços.
Hoje sinto uma saudade que me esmaga o peito, uma vontade de lhe tocar, de lhe dar um abraço...Grito Mãeeeeeee..................Silêncio.......sou ouço os meus soluços!
Quando a saudade aperta muito ela entra nos meus sonhos e beija-me...a gente sente, beijo de Mãe é único, exclusivo, ninguém no mundo tem um beijo que se pareça com o de uma Mãe
Ela sempre me dizia dando-me um abraço: Parabéns minha filha, que sejas sempre feliz!
Depois fazia-me sempre um bolo, e brindava-mos a nós!
Hoje brindo á vida e ao amor da minha Mãe.
Brindo aos amigos que não me deixam neste dia dolorosamente especial.
Brindo á família que me aconchega com o seu amor.

Hoje sinceramente, gostaria que a data não constasse no meu calendário....mas como tudo faz parte da vida, obrigada á vida por me ter dado tanto!


R.M.Cruz

4 comentários:

  1. Olá
    Sei o que é isso,sei o quanto dói,sei que sei como se sente a saudade de MÃE.
    Sei que sou o que sou,porque como tu,houve alguém que muito Amou.
    Todos os dias são dias de SAUDADE,todas as horas é tempo interminável,todos os dias o mundo desaba,todos os dias os pés ficam sem chão, a vontade de ser acaba,o sorriso desaparece,todos os dias se volta a erguer o mundo a nossa volta,por vezes pomos estacas,porque tudo o que fazemos é assente nos alicerces que um dia se fundou com a sabedoria de quem nos criou.
    Um abraço de quem sente,compreende,vive,divide e e agradece a Deus por fazeres parte desta partilha de estrada a que chamamos vida,quando acompanhada não é tão árdua a caminhada.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá!!!
    Mais uma vez muito obrigada pelo comentário.É mesmo assim todos os dias erguemos o mundo á nossa volta...obrigada por caminhares comigo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. ROSA!!!!!

    Muitos parabéns (atrasadissímos !!!) e também uma abraço de conforto pela tua dor. Há dias e circunstâncias que nos marcam para sempre e, neste caso, a tua mãe entregou-te ao Mundo duas vezes. Partiu quando soube que já poderias prosseguir o teu caminho sem que tivesse que te seguar a mão... visita-te sempre que precisas.
    Um grande beijo.
    Kikas

    ResponderEliminar
  4. Kikas!!!

    Obrigada pelos parabéns, e pelas belas palavras de conforto, na verdade eu sou uma mulher FELIZ!!!
    Um abraço!
    R.M.Cruz

    ResponderEliminar