quarta-feira, 16 de março de 2011

O meu casaco velho


Está frio
Apressadamente vou ao roupeiro
Tiro um casaco á pressa
Porque tenho pressa de sair
Visto o casaco
Levo a mão á maçaneta da porta, preparo-me para sair
Mas...olho o casaco, e, falta-lhe um botão
Ai... não posso sair sem o botão,até porque o casaco
Só tem três botões, e falta logo o do meio
Volto para trás e procuro outro casaco
Este não condiz, este é frio, este já está muito velho
Xiiiii....este já o tenho há mais de vinte anos(porque é que a gente guarda coisas que já não se usam)mas eu gosto tanto dele.
Vou vesti-lo hoje, pela ultima vez
Depois ponho-o no lixo
Saio de casa a correr
Enquanto ando apressadamente, meto as mãos aos bolsos velhos do casaco, e sinto algo...
Tiro e páro para olhar
Observo...
E páro no tempo...
Já não tenho pressa...
De repente estou contigo no colo
Sinto o teu cheiro de bebé, cheiro a inocência
Vejo aquele olhar meigo, olhando para mim, com a certeza que eu sou teu porto seguro
O teu sorriso misturado com os gestos das tuas pequenas mãozinhas, querendo chegar ao meu rosto como se visses nele, lindos brincos de princesa.
E as tuas palavras inventadas, saindo da tua pequena boquinha, juntamente com pétalas de flores.
Os teus pezinhos cor-de-rosa, tão pequeninos, que parecem favos de mel.
O teu choro, encantado,que para os meus ouvidos são melodias de amor
Pego no objecto que tenho na mão, parece-me uma relíquia, um tesouro, encontrado nos bolsos do meu casaco velho, docemente levo á tua boquinha pequena, com lábios tão sedosos, que parecem feitos de seda da mais pura, tecida com o mais belo tear da vida.
De repente já não choras
Deixei de te ouvir e de te ver
Volto ao momento em que parei, olho mais uma vez aquele objecto mágico, que me fez recuar no tempo.
Ponho a tua chupeta novamente no lugar onde esteve vinte anos, guardando com ela momentos únicos, cheiros, emoções, e o meu doce colo de Mãe!
Continuo caminhando, mas agora sem pressa...para quê a pressa?
Se a pressa nos tira a vida a correr
Porquê a pressa se nos tira o que nos faz viver.
Vou voltar a guardar o meu casaco velho...e com ele a tua chupeta.


R.M.Cruz

4 comentários:

  1. tao lindo!!! :) o tempo passa tao depressa,qq dia sou eu a pegar no casaco velho e a encontrar as recordaçoes dos amores da minha vida!!! beijinho para si,Rosa Maria....

    ResponderEliminar
  2. Olá Arco-iris,aproveita os momentos vive-os o mais intensamente possível, mais tarde serão o alimento para a tua alma, e a força para caminhares.....um beijinho para ti!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, Rosa Maria.
    Só hoje li este (venho cá de vez em quando...). Duas lágrimas teimosas e esta vontade súbita de dizer que passei por aqui. Enfim, pieguices...

    Carlos Gonçalves

    ResponderEliminar
  4. Olá, Sr Carlos.
    Para mim é uma honra a sua visita no meu blog.
    As pieguices são o doce da vida,faz parte... de vez em quando sabe bem.
    Obrigada!

    ResponderEliminar