quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Um Mundo á parte.....

Há dias em que digo...vale a pena acreditar no ser humano.
Hoje a convite da minha amiga Lu, (aproveitando para fotografar) fui assistir á festinha de Natal dos meninos de colégio Novais e Sousa.
Os meninos (apenas no coração) pois a idade de alguns já ia para cima de 20 e 30 anos.
Logo que se abriu o pano do palco, as lágrimas saltaram-me sem que eu as pudesse impedir, meninos homens,que com tanto custo davam um passo atrás do outro, o esforço que faziam para que os movimento saíssem o mais  coordenados possível....sabiam que os pais estavam ali para os verem, alguns avistavam os pais na plateia e esqueciam-se por completo da representação, ficavam deslumbrados olhando no Horizonte aquela multidão ali para os aplaudir...(não sei se pelos aplausos ou pelo dia desigual ao outros) tanto trabalho para que um daqueles meninos desse um passo, um gesto....tanto trabalho para que aqueles meninos conseguissem entrar no ritmo da musica, tanto trabalho par que os meninos conseguissem levar um simples cartão á árvore de Natal, ainda que ajudados pelos seus atentos e dedicados  monitores... (que desde já lhes faço aqui a minha homenagem, obrigada por existirem!)
Mas no meio de tanto sacrifício, trabalho, gestos repetidos... montes de vezes, ali estavam os meninos homens, com um sorriso enorme que lhes atravessava a cara, e o coração.
Como diz o meu mestre de escrita "o escritor tem que andar por todos os lados, para ver e viver o que se passa á sua volta, porque uma coisa é falar, outra é sentir" Assim é...assim tem que ser, senti e vivi aqueles momentos...o amor que os meninos ditos ( especiais) teem pelos seus monitores, beijos e abraços, e estes sem qualquer problema deixavam-se abraçar e beijar, via-se a alegria com que o faziam, vi e senti, que ali era a sua segunda família (ou primeira...para alguns ).
A alegria dos meninos homens, na dança do folclore,o esforço que faziam para não desalinharem, e entreajuda de uns e outros, a preocupação para que tudo saísse perfeito, eram verdadeiras estrelas, fazendo jus á celebre frase " põe o melhor de ti em tudo o que fazes" e assim o fizeram! Eu por mim ausentei-me do mundo lá fora...da pressa...do relógio...do stresse da vida da cidade....
Ali era o mundo dos meninos (especiais) um mundo que o governo quer acabar aos poucos, um mundo que para quem tem filhos (especiais ) precisa assim de um aconchego, sim são especiais no verdadeiro sentido da palavra, especiais porque tendo uma grande limitação de corpo e cérebro, conseguem fazer coisas excepcionais, sem se preocuparem se estão a ser ridículos ou não, o importante é fazer, e fazer bem! E fazem-no melhor do que ninguém!

Sentia-se alegria, felicidade, segurança, confiança, ternura e muito humanismo.
Eu por mim gritarei até que a voz me doa, NÃO FECHEM ESTAS CASAS, NÃO FECHEM OS OLHOS Á NOSSA REALIDADE!
Visitem...olhem...vejam com os vossos olhos, a realidade de um mundo dentro do vosso.
Aqui fica o meu olhar....dentro dos olhos de cada menino homem, e de cada menina mulher...

R.M.Cruz

1 comentário: