quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

No Natal parece que Deus toca no coração dos homens...


Natal...
No Natal,há qualquer coisa no ar,parece que Deus toca os corações dos homens.
Nas ruas as pessoas olham-se nos olhos,cumprimentam-se,desejam coisas boas umas ás outras.
No Natal,reparamos no indigente,sem passarmos indiferente,ele sempre ali esteve,mas nós não o víamos,ou se o víamos,passávamos ao largo.
No Natal,há festas de solidariedade,há partilha há vontade.
No Natal temos tempo de visitar um amigo,de mandar um postal a um familiar distante,temos tempo de convidar os filhos,os pais,os amigos.
No Natal,reparamos no gato vadio,temos vontade de o levar para casa,de o tirar do frio,reparamos no vizinho doente,temos um doce para lhe levar,uma palavra amiga.
No Natal,parece que não há guerra,que a paz desceu sobre a terra,e que os homens se uniram na compreensão,na paz e no amor.
No Natal,temos tempo de visitar um velhinho á tanto tempo esquecido,temos tempo de ouvir o seu lamento.
No Natal,as televisões invadem a nossa casa,trazendo noticias de altruísmo,de festas de solidariedade,de ajuda de vontade.
No Natal as famílias amam-se,não há rancor,as feridas são curadas,só existe a paz e amor.
No Natal,lembra-mo-nos das pessoas nas prisões,nos pobres das ruas,nas mulheres abandonadas,nos casais separados,nos homens sozinhos.
No Natal, sempre arranjamos maneira de que o dinheiro chegue para comprar um presentinho,para alegrar alguém que não tem ninguém.
No Natal,os homens parecem buscar forças para levar a paz ao mundo,parece que os invade um sentimento nobre,um sentimento há muito tempo adormecido,esquecido no fundo do coração.
No Natal,ouvem-se canções de paz,ouvem-se poemas de amor,de solidariedade,de calor.
No Natal, a chuva cai miudinha,misturada com flocos de neve,parece que a terra é coberta com um manto divino.
No Natal,sorrimos mais,cantamos,dançamos,levamos consolo aos outros,no Natal há magia,há consolo há alegria,há abraços e beijos.
No Natal,lembra-mo-nos,dos pais,dos avós,dos filhos,dos amigos,lembra-mo-nos dos que partiram,dos que ficaram,dos que sorriram dos que se magoaram.
No Natal,lembra-mo-nos,dos doentes dos hospitais,dos orfãos,das crianças abandonadas.
Alertamos para as mortes nas estradas,para os pisos escorregadios,lembra-mo-nos dos famintos,dos vadios,das dispensas vazias,das camas isentas de calor,das vidas ceifadas,levadas...lembra-mo-nos da dor.
No Natal lembra-mo-nos,dos soldados que estão na guerra,desejamos paz na terra,lembra-mo-nos dos outros países, onde não há paz,onde não há pão,onde as mulheres são apedrejadas,mutiladas,assassinadas,lembra-mo-nos que existe pedofilia,que existe gente crua,negra fria...
No Natal todos queremos ser heróis,somos tocados com o sentimento altruísta,somos tocados,com o sentimento de amor,queremos vestir os nus,dar comida aos que têm fome,queremos dar uma casa aos que não têm abrigo,pôr em segurança os que estão em perigo,dar um abraço a quem não tem aconchego,dar a coragem a quem tem medo,queremos ser a companhia de alguém,lembra-mo-nos dos que choram sem mãe,dos que caem na vicio da droga,do álcool,do roubo,da morte.
No Natal,lembra-mo-nos de um Deus,que parece que existe,lembra-mo-nos daquele que anda triste,do que não tem casa,cama,mesa.
Pois é...No Natal o mundo parece ser perfeito...será que é?
Se tudo isto é possivel no Natal,porque não é sempre?
Afinal é possivel?
O ser humano no Natal consegue ouvir a sua voz interior,a voz da alma,a voz do amor.
Seria bem melhor,que não fosse passageiro,que existisse altruísmo a tempo inteiro.
Quem diz que não é possivel?
Quem diz que o homem não pode criar um mundo "quase perfeito"?ou pelo menos com menos defeito?
Quem disse que a utopia não pode tornar-se um sonho real?a utopia acaba quando o homem acredita,sonha e realiza.
Quem disse que o homem é isento de amor?
Quem disse que o homem não é capaz?
No Natal os homens caminham de mão dada com Deus,entregam-se á sua fé,e conseguem coisas maravilhosas,verdadeiros milagres.
No Natal,o homem alimenta o leão bom,ele despe a capa que o tapa,despe-se de preconceitos,despe-se de malicias,assume os seus defeitos.
Ou será tudo hipocrisia?será que a alma do homem é vazia?
Não!!!Não é!!!
O homem é um ser bom!
Basta acreditar!
Eu acredito,que o homem pode mudar!
Nem que seja no Natal.

R.M.Cruz

2 comentários:

  1. Sim, Rosa Maria, no Natal tudo PARECE melhor. Mas não é. Na realidade, no Natal acabamos por PARECER ser melhores. O problema não reside nos que acreditam que o mundo pode SER melhor, mas nos que QUEREM que o não seja. É que num mundo ideal, portanto justo, não haveria diferenças. E a diferença rende. É por isso que, para alguns, não convém que o Natal se repita, vezes sem conta, pela vida fora. Se assim fosse, esses correriam o risco de que os outros, os que acreditam, percebessem que estão a ser levados. E então poderia ser o fim de uns ou de outros, pois algo teria que mudar irremediavelmente e não sabemos qual o lado que sairia vencedor.
    Isto, embora haja vozes (como a sua) que tentam alertar... ou bradar no deserto, como se queira entender.

    Gosto sempre de ver o seu espírito construtivo.

    ResponderEliminar
  2. É...CARLOS...tem razão!
    Mas não me calarei,escreverei,gritarei no deserto,até que alguém me ouça,um dia se alguém me ouvir,sentirei, que valeu a pena não desistir.
    Para isso é que existem os poetas,como eu e você,que vêm magia e poesia, onde os outros não conseguem ver.
    Obrigada Carlos pelo seu comentário retrospectivo,e que sempre me faz pôr os pés no chão,não com o intuito de me fazer,desistir de sonhar,de acreditar,mas sim para me alertar para a realidade de um mundo em que eu não quero estar,mas que por algum motivo eu ESTOU...

    ResponderEliminar