sexta-feira, 26 de novembro de 2010

DESABAFO NOSTALGICO


Conduzir... faz a gente reflectir.
Hoje... enquanto conduzia o meu carro!
A estrada era nostálgica,com debruados a castanhos e amarelos pelo meio, uma linda cor de fogo,deixando escapar aqui e ali um pouco de verde, que ainda sobrevivia á estação do ano a que não pertencia,nesta visão meio utopica,onde parece que o mundo é um paraíso.Daquelas alturas,em que a gente não quer que a viagem termine,onde conduzimos sem querer chegar a lugar algum...pois... foi numa pequena viagem assim, que eu vinha a reflectir.
Como o ser humano está cada vez mais metido no seu próprio mundo,narcisista,egoísta,calculista...Teria aqui muitos sinónimos associados ao termo...Mas dizia eu,ou antes pensava eu...O homem está a substituir as máquinas pelo calor humano,já não há toque,já não há mimo,já não CONTACTO.
Que quer a humanidade?
Passar a ser robotizada?
Que andamos a ensinar ás nossas crianças?
Em vez de lhes darmos bonecas,e casinhas,ou carrinhos e peões...NÃO!damos-lhes jogos consolas,computadores,e afins...chegamos ao cumulo de lhes dar-mos telemóvel ainda na primária.
Tudo bem!chamem-me retrograda,atrasada,ignorante,pois então não me importo nada com isso,desde que eu ache que o convívio humano faz muita falta,é preciso levar as crianças ao parque,é preciso andar com elas em CONTACTO com a NATUREZA,elas precisam sentir,tocar,cheirar,respirar,sonhar,VIVER.
Ao invés disso,andamos sempre atarefados a correr para lado nenhum,chateados,envolvidos com o nosso mundo de" merda"enquanto as nossas crianças se fecham nos seus quartos a jogar play stashion,ou então a ter conversas pela internet com "amigos ocultos"onde falam o que deviam falar com os pais e familiares,levando-os, muitas vezes a criar situações de perigo.
Em que mundo estamos?
Tudo bem...acompanhar os tempos sim,mas com regra peso e medida,"digo eu que sou leiga no assunto".
Vindo eu neste meu pensamento cheguei á portagem,sem me aperceber, estico a mão, com o tiket e o dinheiro já preparado,e vou dando bom dia...BOM DIA "disse eu"RESPOSTA :insira o tiket ou cartão a máquina devolve o troco!e eu... que estava numa de dar um sorriso humano ao senhor da portagem,e até passar um pouco da minha simpatia,para provar a mim mesma que é bom DAR...qual foi a minha tristeza ao constatar que já não era o senhor da portagem mas sim uma MÁQUINA,porra!!!a quem vou agora pedir informação na auto-estrada? a quem vou desejar um bom dia enquanto faço uma viagem? com quem vou resmungar quando achar que a portagem está cara? a quem digo que o governo está a roubar os cidadãos?
Continuei caminho, a maquina desejou-me boa viagem e agradeceu a preferência,"por favor... desde quando uma máquina tem preferência?
Estão a substituir os homens pelas máquinas!?!?
Qualquer dia as pessoas nem se sabem cumprimentar.
Não se olham nos olhos.
Não sorriem.
Andam ao lado umas das outras mas não se vêm.
Acho que estamos a chegar a uma realidade,que ainda há pouco era uma ficção do Steven spilberg.
Amigos desculpem o desabafo,sei que não o faço só para o computador,"esta é uma modernidade que ainda se tolera,sabendo que os nossos amigos mais distantes têm acesso aos nossos pensamentos"digamos que é um mal necessário,ou então que não há bela sem senão.
Beijos!!! e a cada um que eu encontre no caminho da vida, pode crer que eu o abraçarei.
R.M.Cruz

Sem comentários:

Enviar um comentário